top of page

Comunicação de Risco

Então e se o cloro apresenta toxicidade, como podemos beber água das redes públicas, considerando ser essa a água mais indicada para o consumo?

E se a desinfeção das águas de piscinas públicas é  realizada recorrendo a produtos com cloro, como fica a segurança de todos aqueles que praticam natação, especialmente as crianças ? E os nadadores que optam por este desporto como profissão e atividade diária ? E se pensarmos nos profissionais das indústrias que o produzem ?



                                                                                      

                                               SERÁ O CLORO SEGURO ?

Sim.  O cloro é, de fato, um gás que pode ser tóxico em determinadas concentrações e formas de exposição, no entanto o risco da sua utilização é bem menor do que o da sua não utilização, uma vez que a água é um meio propício para o desenvolvimento de microorganismos, patogénicos para os humanos. Assim, se  o cuidado pelas entidades competentes se verificar, o uso do cloro para a desinfeção das águas, quer para consumo abastecida pelas redes públicas, quer para a prática da natação é seguro e indicado.

 

Então:

  • Nunca deixe de praticar desporto, se o de eleição for a natação , pela preocupação com a água, deixe que os responsáveis façam o seu trabalho!
  • Prefira a água das redes públicas, uma vez que há um controlo maior, quanto à sua composição, que as águas presentes em poços ou fontes.
  • Se é profissional de uma indústria de produção de cloro, exija o manual de regras de segurança para ter em conta todos os cuidados e procedimentos a ter com o seu manuseio. Nunca facilite, pois é a sua saúde e a dos que o rodeiam, uma vez que combinado este gás pode tornar-se  altamente tóxico e inflamável.
bottom of page