top of page

Tratamento Prolongado

  O tratamento da intoxicação por cloro consiste no tratamento convencional de intoxicação com outras substâncias.
Inicialmente, deve-se verificar que a situação de exposição encontra-se conhecida e está controlada, retirando assim o indivíduo do contacto com a fonte de cloro.


  No caso da exposição ter sido ligeira aconselha-se descanso durante 12 horas, recorrendo sempre a aconselhamento médico.


  O tratamento da intoxicação por cloro depende dos sintomas que o indivíduo apresenta, daí ser sintomático. Assim:



Olhos – Irrigar com grandes quantidades de água, solução salina ou soluções oftálmicas vasoconstritoras. A córnea deve ser observada devido à possibilidade de danificação da mesma.

 

Garganta – Utilizar oxigénio humidificado.

 

Rinite – Uso de descongestionantes.

 

Tosse – Humidificar. Uso de medicamentos anti-tússicos e anticongestionantes.

 

Sintomas respiratórios – Oxigénio humidificado. Deve-se procurar ajuda médica quando os sintomas respiratórios são graves. O broncoespasmo pode ser tratado com simpaticomiméticos ou aminofilina.

Como os efeitos respiratórios são potencialmente perigosos, é importante a ida ao hospital e a consequente intervenção médica.

 

Queimaduras na pele – Devem ser tratadas como uma queimadura comum, sendo aconselhável a irrigação com água ou solução salina.

 

Náusea – Líquidos simples (água), podendo em situações mais graves ser administrada medicação anti-náusea.

​

Tendo em conta a  gravidade dos sintomas,testes como avaliação da função pulmonar, raio X e determinação de gases sanguíneos devem ser realizados, para garantir a estabilidade e saúde do indivíduo.  [4]     

bottom of page