top of page

Toxicidade na Reprodução

  Existem estudos epidemiológicos que indicam uma relação entre produtos utilizados para desinfetar a água e complicações gestacionais, incluindo defeitos do tubo neuroal. Estes estudos sugerem que o cérebro fetal pode ser vulnerável a estes compostos durante os primeiras fases de desenvolvimento.



  Deste modo, num destes estudos são avaliados vários marcadores moleculares vulgarmente conhecidos por indicar a neurotoxicidade induzida por uma  substância química durante o desenvolvimento do cérebro fetal após a exposição pré-natal, o cloroacetonitrilo.



  Resultados evidenciam que existe uma absorção significativa e retenção de metabolitos do cloroacetonitrilo, no cérebro fetal (córtex cerebral, hipocampo e cerebelo). Também se verifica  uma redução de 20% no peso corporal e uma redução de 22% no peso do cérebro dos fetos expostos a este composto, em relação aos grupos controlo. Acresce ainda o aumento significativo dos marcadores de stress oxidativo em várias regiões do cérebro fetal em animais expostos ao cloroacetonitrilo, em comparação com os controlos. Este último aumento deve-se  a uma diminuição da razão entre a forma da glutationa  reduzida e oxidada (GSH / GSSG), a um aumento da peroxidação lipídica e aumento dos níveis da 8-hidroxi-2-desoxiguanosina.

  Através da técnica da coloração com prata cúprico, verificou-se um aumento significativo no número de neurónios em degeneração nas regiões corticais e um aumento da fragmentação de DNA nuclear no córtex cerebral e cerebelo, em animais sujeitos à exposição. Por fim, ainda foi possível concluir que a apoptose se encontra intensificada, uma vez que a atividade da caspase-3 aumenta .





















​

 

 

​

​

​

​

​

​

​



  Em conclusão, este estudo indica que o cloroacetonitrilo atravessou a placenta e acumulou-se nos tecidos cerebrais do feto, onde causou stress oxidativo e apoptose neuronal. Estes eventos podem predispor para uma alteração do desenvolvimento do cérebro do feto levando a complicações durante a gestação, bem como a défices comportamentais, de aprendizagem e de memória. [15]​
​

​

Fig.3: Mecanismo proposto para a indução de complicações gestacionais, pelo acetonitrilo (CAN).[15]

bottom of page